CASA COM VIVER

casa com viver


residÊncia de socialização

É um espaço residencial estruturado e preparado para hospedar os dependentes químicos (DQ) de álcool e outras drogas, no processo de reintegração e ou reinserção na sociedade, com acompanhamento de profissionais treinados, 24 horas por dia.

COMO FUNCIONA


A CasaComViver é uma moradia de ressocialização, ou melhor,  é um espaço onde o dependente químico de álcool e outras drogas será acolhido e junto com outros residentes, acompanhado por profissionais oferecem ferramentas para montar e estruturar o caminho da sua recuperação e ou reintegração na sociedade, tendo como missão atingir seu equilíbrio pleno, a fim de poder levar uma vida normal, sem o uso de nenhuma droga ou álcool.


A CasaComViver oferece diferentes planos para atender diferentes demandas, desde o pernoite simples, ou planos com café da manhã, e ou com café e jantar ou pensão completa. 


A CasaComViver oferece o espaço para os DQ que não tem onde ficar quando percebem que podem ter uma recaída, ou quando saíram de uma internação e precisam ficar hospedados por um curto período de tempo.   


A CasaComViver também recebe os dependentes que estejam em fase de contemplação e querem se afastar das drogas mas não deixar o trabalho e assim, de comum acordo com seu psiquiatra reside um tempo conosco, fora do contexto que costuma viver. 

UMA CASA DIFERENTE  

PARA HÓSPEDES ESPECIAIS


A CasaComViver é um ambiente controlado e foi projetada para receber dependentes químicos que estejam fazendo tratamento em outras instituições (Clínicas, Hospitais Dia ou Hospitais) onde são atendidos durante o dia e não tem onde se hospedar. 


Atendemos os pacientes de Profissionais Especializados em Álcool e outras drogas que entendam, por diversas questões, que não é ainda, o melhor momento para retornar ao ambiente familiar, usualmente onde as relações estão muito desgastadas pelo uso contínuo de álcool e outras drogas.


Aqui garantimos que a medicação prescrita pela equipe multidisciplinar seja ministrada corretamente e que o paciente esteja em um ambiente controlado onde estaremos permanentemente monitorando-os, discutindo, vendo e discutindo filmes e fazendo rodas de conversa sobre recuperação e os caminhos possíveis a serem tomados, caso o paciente tenha interesse ou seja recomendado pela equipe multidisciplinar.


-absolutely_free_photos-original_photos-hands-for-teamwork-spirit-4912x2760_38045
PILAR SOCIAL

A interação social de forma sadia, sabendo respeitar e se fazer respeitar, é o início de um processo de integração. As vezes é necessário fazer uma releitura dos processos individuais através de processos grupais, trabalhando o estigma do doente, criando momentos onde serão trabalhadas a autoestima, autoconfiança, a imagem corporal e a motivação de cada morador. 

Sala Social
O ambiente físico

O espaço físico deve proporcionar o ambiente ideal para que as pessoas se sintam em casa,  e ao mesmo tempo que seja um espaço que aprendam a compartilhar, as obrigações e  direitos. 
Criamos um ambiente que promove experiências, situações e momentos onde o residente poderá praticar os novos recursos aprendidos contando com um apoio emocional e suporte profissional 24 horas por dia. 

-absolutely_free_photos-original_photos-a-road-way-3706x2471_21111
objetivos claros 

e determinados
Como dizia Gandhi, não adianta sair correndo se você não sabe para onde quer ir. Durante todo o tempo trabalhamos o estabelecimento dos seus objetivos, para que você tenha autonomia. 

Entendemos que a Autonomia em poder e querer tomar decisões é uma das primeiras fases do tratamento da doença. 

A segunda fase do processo é em relação ao entorno, as pessoas, o ambiente que frequento e trabalho (dificuldades, prazeres e os "gatilhos").

A terceira fase é a fase social, de se sentir parte do ambiente social significativo (familiares e amigos) e esse ambiente aceitar como parte dele.  

A primeira pergunta que você se deve fazer:  QUER PARAR DE CONSUMIR DROGAS OU ÁLCOOL?


-absolutely_free_photos-original_photos-sign-on-sand-6000x4000_47118

comemorar cada dia que se está limpo!
a vida começa com um processo de limpeza diário. cada dia é um passo em direção a sua felicidade e das pessoas que te amam!

12 passos 

A.A. / NAFaz parte da programação da moradia proporcionar reuniões de 12 passos nos moldes utilizados em grupos de A.A. e NA.

Como Funciona o A.A. pode ser descrito como um método de tratamento do alcoolismo, no qual os membros ajudam-se mutuamente, compartilhando entre si uma enorme gama de experiências semelhantes sobre sofrimento e recuperação do alcoolismo.

Oferecemos reuniões ONLINE e quando possível, presencial, que serão disponibilizadas na moradia para dar continuidade ao tratamento de quem já adotou essa ferramenta e para apresentar a metodologia para aqueles que ainda não a conhecem. 


sobre os fundadores

Uma breve introdução sobre os fundadores e o projeto da Casa Com VIVER.

farol
PHOTO-2019-04-08-18-05-34
GUSTAVO kORTE

Psicólogo Clínico formado pela PUC em 1984. Mestrado em Pesquisa em Psicologia pela Universidade Autonoma de Barcelona, Espanha. Trabalha há mais de 30 anos como psicólogo e Coach, tendo como foco a melhora do rendimento humano. Tem experiência em diversas áreas clínicas, organizacionais, terapia familiar, dinâmicas em grupo e alto rendimento.


" Entendo que qualquer pessoa pode ser feliz e ser livre. Somos o resultado do que pensamos e para que sejamos felizes, precisamos estar bem consigo mesmo. Viver a vida é um processo de construção de valores e crenças. Porém muitas dessas crenças são elaboradas dentro de premissas falsas e essas premissas causam um grande número de desajustes e desentendimentos interpessoais.


Acredito que nossa mente pode ser reprogramada a qualquer momento da vida, independentemente do que vivemos ou experimentamos. Criamos esse espaço com o objetivo de ajudar os dependentes químicos de álcool e outras drogas no processo de reinserção na sociedade. É importante que exista um espaço intermediário entre a clínica de internação, o hospital dia e a residência do Dependente e essa casa é a CasaComViver.


É aqui onde estaremos fornecendo as "ferramentas cognitivas" para que os "doentes" consigam lidar com os problemas que ativam os gatilhos. A maioria desses problemas estão relacionados ao entorno social e suas crenças e aqui nós procuramos "reprogramar" essas crenças e reformular os pensamentos para que possam ter uma vida saudável e serem felizes". Nosso porto feliz é nessa casa, e é onde devemos ter a vontade de VIVER, e não se destruir, por isso no nome CASA COM VIVER. GK

Acompanhamento Clínico Psicológico

Gustavo Lauro Korte Neto
CRP 55283/06

viagem ANA 02
JorgePoppovic 2
JORGE POPPOVIC

Desde 2012 trabalha na SuperAção Terapêutica dos Impulsos. Educador Físico formado em 1980 pela FEFISA (Faculdade de Educação Física de Santo André) iniciou seu interesse pela a área de dependência química em 1998. Em 2005 fez curso de extensão de Aconselhamento em Dependência Química  e de Acompanhante Terapêutico (UNIAD/UNIFESP). Trabalhou no COMUDA (Conselho Municipal de Políticas Públicas de Drogas e Álcool) por dois anos diretamente na cracolândia realizando atividades com os dependentes químicos a fim de criar vínculo e busca por tratamento. Possui profundo conhecimento de grupos de mútuo ajuda A.A. (Alcóolicos Anônimos) e N.A. (Narcóticos Anônimos). Realizou extensão universitária de Prevenção ao uso indevido de drogas-Capacitação para Conselheiros e Lideranças comunitárias (Universidade Federal de Santa Catarina) e Especialização em Dependência Química na FMUSP/GREA(Universidade de São Paulo/Faculdade de Medicina). Cursando  Psicologia na UNICSUL ( Universidade Cruzeiro do Sul). 


" A dependência química é uma doença reconhecida pela organização mundial de saúde de origem bio, psíquico, social e espiritual. É uma doença incurável, progressiva e em muitos casos de terminação fatal. Após o tratamento específico da retirada da droga de escolha do paciente, o mesmo terá que iniciar uma jornada para o resto de sua vida, que é conseguir viver em sociedade resistindo a todas as tentações que o cercam e as situações do cotidiano onde estão os gatilhos de uma eventual recaída. 


Aqui na CasaComViver montamos juntos com os pacientes estratégias feitas sob medida para cada um, pois a doença se manifesta diferentemente em cada indivíduo...não existe um remédio ou uma fórmula mágica que sirva para permanecer limpo, existem diversas ferramentas e caminhos para permanecer abstinente e, cada um com a nossa ajuda e a sua maneira, escolhe as que poderão ajudar nesse processo que é bem demorado e complexo. "

SEU TESTEMUNHO 

A Casa com VIVER me ajudou no processo de reintegração social, criando as condições e situações que eu precisava para entender o que fazia com que eu tivesse as recaídas. No momento que eu ficava com aquela vontade, os profissionais da casa me passaram estratégias cognitivas de como eu tinha que lidar com essas questões e a cada situação eu fui aumentando a quantidade de ferramentas que eu precisava para poder me relacionar em qualquer ambiente e qualquer tipo de pessoa!